saúde geral

Como a saúde bucal influencia na saúde geral do nosso corpo

Ao contrário do que muitos pensam, nossa saúde bucal pode sim ter interferência direta com a saúde geral de todo nosso corpo. Por isso, é muito importante que cuidemos de nossa saúde bucal.

Esse cuidado pode ser por meio da higienização correta, através dos tratamentos dentários feitos pelo plano odontológico. Neste texto vamos trazer quais os problemas bucais podem causar problemas à saúde geral e como tratar estes problemas. Vejamos agora:

Problemas de saúde que podem ter início na boca

Muitas vezes não damos a devida importância à saúde de nossa boca e isso pode levar a outros sérios problemas. Trouxemos alguns problemas que podem interferir negativamente na saúde de nosso corpo.

Diabetes

O diabetes é uma doença que provoca o surgimento de cáries e inflamações na gengiva. Por comprometer as células de defesa do corpo e aumentar a acidez da saliva, ela torna a boca um bom lugar para o desenvolvimento destes problemas.

Por isso, é importante tomar muito cuidado quanto ao surgimento de feridas na boca, elas podem ser um sinal de que você tem diabetes.

Alzheimer

Esta é uma das doenças que as pessoas nem imaginam ter ligação com a saúde bucal, entretanto, alguns estudos mostram que a periodontite, uma infecção bacteriana dos tecidos que envolvem nossos dentes, pode agravar o Alzheimer.

Estes estudos descobriram que a bactéria causadora da doença pode chegar até o cérebro intensificando o quadro de Alzheimer, ela ataca as células nervosas, o que pode causar a perda de memória.  

Ansiedade

Outra doença que pode afetar nossa boca é a ansiedade, ela pode aumentar os riscos de o paciente sofrer de bruxismo, que é o hábito de ranger os dentes.

Pessoas ansiosas têm a mania de ranger os dentes o que pode agredir a superfície deles, além de provocar dores de cabeça, amolecimento, desgaste nos dentes e complicações na gengiva, ossos e articulações.

Osteoporose

A osteoporose é uma das doenças que podem apresentar seus primeiros sintomas na boca. Por isso, fique atento se perceber problemas na mandíbula, dentes soltos, gengivas destacadas ou retração gengival.

Esta é uma doença que acomete principalmente as pessoas de idade avançada, ela compromete a integridade dos ossos.

Doenças cardiovasculares

As bactérias que podem aparecer na boca, como no caso da placa bacteriana e o tártaro, que ao caírem na corrente sanguínea chegam até o coração. E essas bactérias quando chegam ao coração podem causar doenças cardiovasculares graves.

Elas também podem provocar o acúmulo de placas de gordura na parede das artérias, o que dificulta a passagem do sangue e causa um bloqueio da artéria podendo levar a um infarto.

Outro problema que as bactérias provocam quando caem na circulação sanguínea, é a endocardite bacteriana, que é uma infecção nas válvulas e artérias cardíacas ou nos tecidos que recobrem o coração.

Pneumonia

A pneumonia nada mais é do que uma infecção que acomete os pulmões, e a presença de infecções na boca, favorece ao pulmão aspirar essas bactérias o que pode levar a um quadro de pneumonia.

HPV e câncer

O vírus do HPV possui duas formas de transmissão, uma delas é através da mucosa bucal. Quando existe o contato com a saliva de uma pessoa contaminada com o vírus, a doença entra para nosso organismo através da boca.

Por isso, algumas medidas de higiene precisam ser tomadas para evitar que haja a infecção pelo vírus.

Outra doença que pode ter início na boca é o câncer, que pode ocorrer na boca através das feridas na boca que se agravam para um estágio mais sério provocando o câncer de boca. O vírus HPV também pode causar o câncer de colo do útero, quando este cai na corrente sanguínea.

Impotência

De acordo com estudos feitos homens que possuem inflamações nas gengivas têm mais chances de sofrerem com impotência sexual, isso porque as bactérias que estão causando a inflamação da gengiva podem entupir as veias dos órgãos genitais dificultando a ereção.

Dicas de como evitar os problemas bucais

E pensando nestes problemas que podem ter início em nossa boca, separamos algumas dicas para te ajudar a cuidar de sua saúde física e bucal.

  • Tenha cuidado com as escovações e faça uso do fio dental diariamente.
  • Essas escovações devem ser de no mínimo três vezes ao dia.
  • Procure ingerir alimentos balanceados e evite comer entre as principais refeições.
  • Use produtos de higiene bucal, inclusive o creme dental, que contenham flúor.
  • Faça uso do enxaguante bucal com flúor, caso seu dentista recomende.
  • Assegure que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.