Categorias
Blog

Onde consultar o gabarito oficial do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio  foi criado
em 1998 pelo Anísio Teixeira National Institute for
Estudos e Pesquisas Educacionais , uma organização
anexado ao Ministério da Educação no Brasil.
Com o objetivo explícito de proporcionar aos alunos uma auto- avaliação no final da educação básica, embora seja razoável supor que também represente uma iniciativa para criar políticas de responsabilidade no país.

A Avaliação Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criada para avaliar o conhecimento de alunos que se formaram no ensino médio. Cresceu com o tempo e é essencial para quem deseja participar de programas do governo federal brasileiro e ter acesso ao ensino superior.

Propostas de reforma no Enem

A apresentação no Enem também pode ser usada para complementar a nota do tradicional vestibular brasileiro ou para substituir os exames em cursos particulares de seleção de faculdades. As regras e a pontuação variam em cada instituição.

página-enem

No Brasil, o debate sobre o ENEM está associado aos debates sobre a reforma do ensino médio. A proposta é passar de um currículo unificado para um diversificado um núcleo comum focado principalmente na linguagem e matemática, seguido por caminhos eletivos que permitem mais estudos acadêmicos avançados ou para escolhas vocacionais para aqueles que entrarão no mercado de trabalho diretamente após a formatura.

As escolas secundárias devem oferecer educação geral e profissional, e não um curso preparatório orientado em direção à admissão em uma universidade pública que apenas alguns comparecer.

Como funciona a prova?

O ENEM deve testar questões verbais e matemáticas gerais
competências e incluir avaliações separadas para os diferentes caminhos que diferentes alunos seguirão, incluindo
certificações para carreiras técnicas.

Os resultados desses avaliações poderiam ser usadas por instituições de ensino superior selecionar estudantes, combinados com outros critérios apropriados às missões acadêmicas e regionais das instituições e Objetivos.

dia-do-exame

O exame deve ser oferecido em momentos e locais diferentes, usando tecnologias e dispositivos modernos usado em outras partes do mundo. Avaliações nacionais não são a causa do acesso desigual ao ensino superior, mas não há razão para manter um sistema que exacerba ainda mais essas desigualdades.

Após realizar o exame você tem a opção de levar o caderno de questões para casa, pois é através dele que você fará a conferência do gabarito que o o Inep irá disponibilizar na data informada no calendário.

O gabarito oficial das provas do Enem será divulgado para  o participante conferir as respostas, os candidatos podem acessar o site do Inep.

Estima-se que cerca de 7,7 milhões de pessoas se inscrevam para esta edição do exame. No ano passado, 28,9% dos inscritos não compareceram aos locais de prova.

Lembrando que essa nota do do Enem é usada como critério de acesso a 115 instituições, para quem deseja obter bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos), o Fies (Financiamento Estudantil) e cursos técnicos do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica).

Como calcular as notas do Enem?

Os testes do Enem são corrigidos através da teoria de resposta ao item (TRI) . Nesse método, não é possível calcular a nota do Enem com base no número de acertos.

O IRT constrói um banco de dados com base nos erros e sucessos dos alunos e, com essas informações, pode classificar a dificuldade de cada pergunta.

Portanto, a pontuação das perguntas varia em cada edição do Enem e somente após a leitura de todos os cartões de resposta é possível obter a média.

No caso da escrita, os critérios de correção são diferentes. Os ensaios são corrigidos por dois corretores, que pontuam de 0 a 200 em cinco competências para compor a nota final. As competências exigidas pelo Inep são as seguintes:

caderno-enem

1) Domínio do padrão da linguagem escrita;
2) Compreensão do tema;
3) Organização de informações e argumentos;
4) Aplicação correta da lógica;
5) Apresentar uma proposta de intervenção para o problema.

O resultado do Enem é lançado em janeiro, mas o Inep ainda não definiu uma data. Nos anos anteriores, o resultado foi divulgado na segunda quinzena de janeiro para alunos que já concluíram o ensino médio. No caso dos treinadores, as notas devem estar disponíveis em março, bem como o espelho dos ensaios.