idioma espanhol

Entenda porque o espanhol é um dos idiomas mais falados do mundo

É interessante notar que as barreiras físicas e culturais nos dias de hoje se mostram cada vez mais finas e tênues para todos que desejam conhecer novos locais. Morar no exterior não é mais uma questão tão difícil como antigamente, principalmente se considerarmos fatores linguísticos.

Embora o inglês ainda seja a língua mais falada em todo o mundo, fazer um bom curso de espanhol com certeza pode abrir um bom número de portas para facilitar sua inserção no mercado. Sem contar que você terá uma série de aberturas para fazer turismo sem a necessidade de um tradutor.

Mas porque o espanhol é um dos idiomas mais falados do mundo? Você tem alguma ideia do motivo?

Hoje gostaríamos de expandir um pouco mais sobre o tema e trazer detalhes importantes para você tirar suas conclusões.

Vamos conferir?

Por que o espanhol é um dos idiomas mais falados do mundo?

Primeiramente, é importante dizer que a estrutura geopolítica dos países hoje não se assemelha muito ao que tínhamos distribuídos até alguns séculos atrás. Além de fatores como a tecnologia que tornavam todo o intercâmbio cultural bastante limitado.

Ou seja, se você nascesse em um país de língua espanhola, provavelmente você teria que falar espanhol e nem ouviria outro idioma durante toda a sua vida.

A ideia de ter veículos bastante rápidos para nos deslocarmos em alguns dias por uma distância continental era simplesmente inconcebível até meados do século XX. Então, se você estivesse disposto a aprender algo novo, provavelmente é porque você fazia parte de uma pequena parcela da sociedade.

Além disso, é inegável que todas as divisões dos países fossem feitas através de impérios e províncias. E seria muito mais seguro para manter o domínio territorial se todos falassem o idioma dos exércitos e administradores.

O que normalmente acontecia é que os locais acabavam precisando aprender um segundo idioma, no caso o espanhol. E por isso, a tendência com o tempo seria esquecer os dialetos regionais e focar na língua principal do império.

Entretanto, isto ainda transformava o império espanhol em uma pequena porção da Europa, sem grandes divisões de povos ou terras.

O que fez toda a diferença foi a criação das grandes navegações.

O que foram as grandes navegações?

O povo espanhol, assim como vários outros da época, perceberam que rotas de comércio poderiam ser estabelecidas fornecendo ou comprando chás e especiarias. Sem contar vários outros tipos de produtos.

Normalmente o trajeto da Europa até as regiões africanas e asiáticas era feito por caravanas. Mas elas poderiam demorar anos para acontecer, além de serem perigosas e pouco lucrativas por conta da quantidade que poderia ser carregada.

Sendo assim, o que foi feito então era o estabelecimento de uma nova tecnologia, que seriam os grandes barcos. Desta forma a principal fonte de energia para locomoção não era mais o ser humano e animais, mas sim o vento.

Com a invenção de aparelhos como a sextante e criação de outros mapas mais precisos, era possível navegar por um mar imenso sem correr grandes riscos de se perder.

Isto fez com que toda a estrutura de comércio se transformasse, trazendo uma prosperidade sem igual. E muitos dos locais onde eram feitas as negociações acabaram se tornando províncias dos espanhóis.

Logicamente esses movimentos acabaram por espalhar o idioma por mais lugares do mundo antigo conhecido.

Colonização

Um outro movimento derivado das grandes navegações foi o processo de colonização de vários lugares. Em especial as Américas, que receberam em peso pessoas que queriam colocar suas bandeiras e se proclamar donas de algum território.

Durante este procedimento tivemos um grande pedaço de terra colonizado por portugueses que acabou se tornando o Brasil que conhecemos. Enquanto praticamente todo o resto da américa do sul e central foram colonizados por espanhois.

Até mesmo arquipélagos acabaram sendo tomados por estes colonizadores. Sendo que somente algumas porções pequenas da américa do norte e do sul foram colonizadas por franceses.

E uma grande porção da américa do norte colonizada por ingleses.

A última grande fração, hoje conhecida como Alaska, acabou se tornando uma parte da atual Rússia, mas foi comprada posteriormente pelos EUA.

Em geral, mesmo com grandes populações nativas e até mesmo trabalhadores imigrantes vindos de muitos lugares, o povo ainda preferiu se reunir em um só idioma.

Isso facilitou todas as relações de comércio e intercâmbio tecnológico. Algo que foi essencial para garantir até mesmo momentos cruciais da humanidade, como por exemplo a revolução industrial.

Além disso, o espanhol apresentou outras grandes vantagens, como por exemplo ser um idioma baseado no latim, que por si só já era parte de todo um conhecimento comum na época.

Também podemos ter uma variedade de vocabulários e gramática de fácil assimilação, sendo crucial para garantir um bom desenvolvimento de maneira geral. É muito mais fácil se comunicar em uma linguagem versátil e completa do que em idiomas regionais.

E por último é importante dizer que por sua fama ele ainda se mantém como variação aceitável de linguagem universal. Sendo uma opção para aqueles que não falam inglês. Muitos vão entender que trabalhar com este idioma também os torna mais compreensíveis.

Considerações finais

Poxa, depois dessa análise de linguística e história espero que você esteja preparado para enfrentar um novo desafio de aprendizado. E com certeza pode contar que não será um tempo investido sem nenhum retorno.

Seja para o consumo de conteúdo, como para se deslocar e conseguir um emprego no exterior, um curso de espanhol é sem dúvida nenhuma uma das mais incríveis formas de se conseguir melhorar a sua carreira.

Depois é até mesmo possível melhorar ainda mais seu currículo através de um bom curso de inglês. Tudo vai depender de seu empenho e dedicação nos estudos. Entregando o seu potencial você provavelmente terá um retorno em muito pouco tempo.

No mais é isso, espero que estas informações tenham sido úteis para você, mesmo que só a título de curiosidade. Mas se tiver alguma dúvida sobre o assunto, ou mesmo se tiver algo para corrigir ou acrescentar, basta ir até os comentários, ok?

Até a próxima matéria!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.