Pular para o conteúdo

Como o preço do Bitcoin pode interferir no mercado de criptomoedas?

  • por

O mercado de criptomoedas sempre é impactado pelo preço do Bitcoin. Essa foi a primeira criptomoeda que vimos surgir e é por isso, principalmente, que esse mercado sofre tantos impactos quanto o Bitcoin entra em alta ou queda de preço.

Sendo assim, quem tem um negócio que possua relação com as criptos, ou ainda quem é investidor desse segmento, precisa ficar de olho nessas variações.

Então, fique por aqui e acompanhe a leitura até o final, pois a seguir vamos te explicar melhor como o preço atual do Bitcoin pode influenciar o mercado de criptomoedas. Vamos lá?

Como o Bitcoin influencia o mercado de criptomoedas?

Em teoria, podemos concluir que o Bitcoin é a moeda padrão no mercado de criptomoedas. Ou seja, quando o preço do Bitcoin entra em uma fase de alta, ele costuma levar as outras criptomoedas com ele.

Além disso, quando esse preço entra em fase de queda, isso pode causar uma desvalorização gigantesca, de maneira geral no mercado. E isso acontece porque muitos investidores encaram essa cripto como uma amostra a respeito do nível de confiança e da estabilidade do mercado inteiro.

Efeitos na capitalização de mercado

A capitalização de mercado do Bitcoin pode representar uma grande parte do valor do mercado de criptomoedas, quando vemos em um cenário geral. Assim, quando o preço dessa cripto começa a subir, a capitalização de mercado total também tende a entrar em alta, o que leva o valor de todas as outras criptomoedas a também entrar em uma fase de alta.

E, caso isso venha a acontecer, pode resultar na atração de novos investidores para o mercado, o que consequentemente aumenta a liquidez e a atividade das negociações.

Impacto no mercado de criptomoedas e nas altcoins

Já sabemos que as altcoins são uma alternativa ao Bitcoin, sendo um tipo diferente de criptomoeda e, com isso, muitas vezes no mercado, seus preços se atrelam ao do Bitcoin. Assim, quando o preço entra em alta, quem costuma investir começa a se sentir mais confiante no mercado e assim, a investir em altcoins, esperando que elas também passem a valer mais em breve.

Por outro lado, caso o preço do Bitcoin entre em queda, isso pode levar a uma venda em massa das altcoins, e, como já vimos acontecer, isso pode causar uma queda geral no mercado de criptomoedas.

Outros impactos do preço do Bitcoin no mercado

preço do Bitcoin

Quem é investidor e já comprou Bitcoins têm o hábito de apostar em ativos diferentes, o que chamamos de diversificação de portfólio. E, na grande maioria das vezes, isso é feito comprando altcoins, e as mudanças no preço pode afetar essas decisões.

Por exemplo, se o preço do Bitcoin estiver em alta, os investidores podem estar mais dispostos a arriscar em altcoins, esperando retornos ainda maiores. Isso pode aumentar a demanda e o preço das altcoins no mercado de criptomoedas.

Além disso, o preço dessa criptomoeda especificamente pode afetar diretamente o feeling dos investidores a respeito do mercado. Ou seja, um aumento de preço pode gerar otimismo e confiança, e assim, aumentar a quantidade de compras e investimentos em outras criptomoedas.

Em contrapartida, uma queda no preço pode trazer medo e incerteza, fazendo com que os investidores vendam e retirem seus investimentos de forma rápida e generalizada.

O mercado de criptomoedas e os ciclos de mercado

Já sabemos que uma das principais características do mercado de criptomoedas são as fases de alta e de queda e esses ciclos podem ter a influência do preço do Bitcoin.

Durante uma fase de alta, o preço dessa criptomoeda pode subir bem rápido, o que consequentemente, aumenta o interesse e a atividade de negociação em todo o mercado.

Mas, por outro lado, em meio a um ciclo de queda, o preço do Bitcoin pode diminuir muito, e isso geralmente causa uma diminuição das negociações no mercado e na quantidade de negócios que os investidores fecham durante esse tempo.

A relação do preço do Bitcoin com as inovações e o desenvolvimento do mercado

preço do Bitcoin

Outro aspecto do mercado de criptomoedas  que também já vimos que pode experimentar os efeitos das mudanças no preço do Bitcoin é o financiamento de novas ideias e projetos nesse nicho.

Ou seja, quando o Bitcoin está em meio a uma fase de alta, sempre é possível observar um aumento no valor de capitais destinados a criação de startups ou outras ideias inovadoras. E isso pode trazer muitas novidades tecnológicas, além de mais soluções para o mercado.

Por outro lado, uma queda no preço do Bitcoin pode diminuir o volume do financiamento disponível, o que torna o progresso e a inovação, um processo mais complicado e dificultoso.

A adoção de novas tecnologias no mercado de criptomoedas também pode ser afetada pelo preço do Bitcoin. Um bom preço pode dar o incentivo necessário para a adoção de soluções com base em tecnologia de blockchain, por exemplo, enquanto um preço baixo pode atrasar essa adoção. E isso acontece pois o valor percebido do Bitcoin pode influenciar a percepção geral das criptomoedas e suas aplicações.

Regulação e políticas

O preço do Bitcoin costuma atrair a atenção de reguladores e Governos em todo o planeta. Sendo assim, quando o preço do Bitcoin sobe muito, isso pode causar um maior escrutínio e a criação de novas regulamentações no mercado de criptomoedas. E essas regulamentações podem afetar a maneira como ocorrem as negociações das criptomoedas, além do armazenamento e utilização desses ativos.

Além disso, as políticas econômicas de diferentes países do mundo também podem sofrer influência do preço do Bitcoin. Em alguns casos, Governos podem adotar políticas favoráveis às criptomoedas para atrair investimentos e estimular a economia.

Contudo, em outros casos, esses mesmos Governos podem impor restrições para controlar o impacto das criptomoedas em seu sistema financeiro tradicional.

Conclusão

O preço do Bitcoin possui um papel de grande importância no mercado de criptomoedas. Afinal, suas variações podem influenciar desde o comportamento dos investidores até a inovação tecnológica e as políticas governamentais.

Sendo assim, entender como o preço dessa criptomoeda pode interferir no mercado é muito importante para qualquer pessoa que tem interesse em investir ou participar desse mercado que atualmente, está em constante evolução.

Antes de começar a investir, o ideal é planejar bem quais serão seus próximos passos. Nesse sentido, contar com um corretor de confiança com um bom conhecimento de mercado pode ser a melhor opção.

No entanto, mesmo com alguém com expertise no assunto ao seu lado, é sempre bom entender como funciona e o que pode mudar no mercado em que você vai investir. E isso se aplica ainda mais quando falamos no mercado de criptomoedas, que é bastante volátil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.