Categorias
Educação

Como funciona o processo de inscrição do SISU

A lista de espera do SISU com certeza é uma das maiores agonias para a grande maioria dos jovens e adolescentes, pois os mesmos estão na ansiedade e até mesmo desesperados pela aprovação.
O processo de ser aprovado pelo SISU é um momento delicado na vida de muitos estudantes brasileiros, ainda mais quando não se é convocado na chamada regular para matrícula no curso dos sonhos.

Entretanto, existe a lista de espera do SISU, que dá uma última chance à essas pessoas de serem convocadas pelo sistema. Se não for aprovado de primeira, não fique triste pois ainda tem esperança inscrição.

Continue lendo o artigo e você vai ver os motivos pelos quais valem a pena continuar acompanhando o processo até o fim, pois você tem sim muitas chances ainda para ser convocado.
Acompanhe abaixo como funciona a lista de espera e como participar.

O que é a lista de espera?

Quando você não é aprovado na chamada regular, você pode se inscrever para participar da lista de espera do SISU, se inscrevendo nessa lista você pode ter as suas chances de aprovação renovadas.

Apenas os candidatos não convocados na primeira opção, e aqueles que estão matriculados na segunda opção mas desejam esperar aprovação na primeira, devem participar da lista de espera. Ou seja, diante do que foi dito anteriormente, somente os que não foram convocados na primeira opção podem participar da lista de espera do SISU.

Nesse momento você deve estar se perguntando, mas como surge essas lista? A resposta para essa questão é bem simples e assim como logica, afinal muitos arriscam em mais de uma prova para que assim tenha mais chances.
A lista de espera surge quando existem desistências, perdas de prazo ou irregularidades na apresentação da documentação necessária para a matrícula.

Para participar você precisa ir na sua primeira opção de curso e selecionar “Participar da lista de espera’’. Bem simples, não acha? Então não desperdice o seu tempo e participe da lista de espera do SISU.

Pronto, a partir disso que foi feito acima, você já está participando e deve aguardar o retorno da sua instituição, que ainda passará por um período estabelecido no cronograma do site do SISU para receber as listas e assim conseguir preencher todas as vagas que restaram.

Convocação a partir da lista de espera do SISU

A responsabilidade de acompanhar a lista de convocação para os aprovados na lista de espera do SISU é do próprio participante, portanto não confie em envio de e-mails e ligações da sua instituição lembrando-o que você já pode realizar sua matrícula.

Esteja sempre em contato com a sua instituição escolhida e muito cuidado com os prazos, pois seria muito triste perder a sua vaga por falta de atenção e acompanhamento nas chamadas da lista de espera.

É importante esclarecer também que a sua classificação no SISU não representa sua classificação na lista de espera, bem como não existe uma ordem para a chamada, ou seja, uma ordem a partir das notas ou classificação.
Na verdade é tudo uma questão de disponibilidade das vagas ofertadas para o seu curso e assim como a concorrência que estar sendo disputada para aquela vaga.

É justamente por isso que muitos com uma pontuação maior que outros, acabam por ser aprovados e esses que atingiram uma nota bem superior não atinge o êxito da aprovação.
Portanto se inscreva na lista de espera do SISU e fique sempre em alerta nessa nova oportunidade de estar realizando seu sonho e conquistando uma nova perspectiva para sua vida através dessa nova etapa com a universidade.