Categorias
Blog

Como funciona a inscrição Sisu

Você com certeza já deve ter ouvido falar do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Mas você sabe o que ele é? Para quê serve? Como funciona a inscrição? E como saber se foi selecionado? Confira o texto abaixo para tirar essas e outras dúvidas a respeito.

O que é o Sisu?

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada, um sistema informatizado que disponibiliza vagas em instituições de ensino superior públicas para candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio no ano anterior.

Para participar do Sisu o candidato deve ter prestado o Enem e não pode ter a nota da redação igual a zero. O processo seletivo do programa possui uma única etapa de inscrição e o próprio candidato pode escolher para qual vaga deseja se inscrever entre as vagas oferecidas.

As opções de vagas oferecidas são: vagas de ampla concorrência e vagas de políticas afirmativas (que geralmente são definidas de acordo com as normas da própria instituição).

SISU

Após ter finalizado a inscrição o candidato ainda pode alterar alguns dados, como as opções de curso e instituição. Caso seja aprovado serão levados em consideração o ultimo curso e instituição informados no sistema.

O número de vagas ofertadas pode variar acordo com o curso e a instituição e serão aprovados o numero de candidatos que se encaixarem nos critérios (nota de corte e outras ponderações) pré-estabelecidos pelo Sisu.

Após ser aprovado o candidato selecionado tem um prazo para comparecer à instituição com os documentos exigidos para efetuar a matricula e assim ocupar a vaga.

Aqueles que não foram selecionados na primeira chamada podem estar em uma lista de espera, disponibilizada pelo Sisu para a instituição, que deve ser utilizada prioritariamente no preenchimento de vagas ofertadas não ocupadas, porém, para participar dessa lista o candidato deve manifestar interesse dentro do prazo especificado no cronograma.

Posso me inscrever no Sisu sendo bolsista Prouni?

Sim, você pode. Porem, caso seja aprovado para ocupar uma vaga através do Sisu, você deverpá escolher entre seguir com o curso através do Prouni ou ocupar a vaga disponibilizada em uma universidade pública.

Posso participar do Sisu mais de uma vez?

Sim, você também pode participar do processo seletivo do Sisu mais de uma vez. Tendo ou não sido aprovado na edição anterior. Porém, caso você tenha sido aprovado terá de optar por uma das vagas, pois estudantes de graduação não podem ocupar duas vagas ao mesmo tempo, de acordo com as normas do Sistema de seleção unificada.

Quando acontece o Sisu?

O Sisu acontece duas vezes por ano, uma no início do ano letivo e outra no meio do ano (sempre no início dos semestres letivos) e a inscrição para os dois prazos são gratuitas.

Como sei do resultado?

Os resultados da seleção serão divulgados no prazo informado pelo MEC e você pode verificar se foi aprovado ou não no portal do Sisu.
O Sisu possui critérios de desempate?

Sim, em caso de empate, o Sisu leva os seguintes critérios em consideração:

  • Maior nota obtida na redação;
  • Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Quer mais informações obre prazos e outras dúvidas sobre o Sisu? Acesse ao www.site.sisu.mec.gov.br.