Categorias
Blog

Como consultar e mensurar o resultado do Enem!

O Enem, talvez seja, a prova mais esperada por jovens de todos os estados brasileiros. Todos os anos, desde a sua criação, o Enem tem o objetivo de avaliar como anda a qualidade do ensino médio em todo o território nacional.

O resultado obtido no exame pode ser utilizado como forma de ingresso junto às melhores universidades do país, sobretudo por meio também do SISU. Sendo assim, milhares de estudantes passam por muito ansiedade e expectativa para saber suas chances de entrar em uma grande instituição de ensino superior.

Vai fazer o Enem 2020 e quer mais informações sobre como consultar e mensurar o resultado do Enem? Então continue acompanhando nosso artigo, pois aqui você vai conferir detalhes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio. Veja!

Consulta Enem

Como já foi dito, a nota do Enem pode ser seu ingresso para o tão sonhado curso universitário, então é fundamental saber o que é possível fazer com este resultado. Mas antes, vamos ensinar você a realizar a consulta no site do Exame. Veja como é muito simples!

RESULTADO ENEM

Passo 1: Acesse o site do Inep e vá até a Página do Participante. Você pode entrar com seu CPF e a senha de cadastro do Enem.


Passo 2: Depois de efetuar login no sistema, a próxima página já vai te apresentar todas as suas notas, separadas por cada prova, e também o resultado da redação.


Passo 3: Para ver o seu desempenho detalhado na prova de redação, por exemplo, basta clicar em “Vista Pedagógica”, no canto inferior direito da página das notas. Nessa página, é possível conferir a pontuação em cada uma das competências cobradas na prova escrita.


Com relação aos cálculos das notas do Enem, é utilizado um método de avaliação chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não leva em conta somente o número questões corretas. É uma maneira bem mais complexa de medir o desempenho do participante, diferente do modelo tradicional de avaliações.

A Teoria de Resposta ao Item qualifica a coerência das respostas, ou seja, quem erra muitas questões fáceis não deveria acertar muitas questões difíceis. Caso isso aconteça, o sistema de avaliação considera a resposta como um chute e então atribui uma nota inferior. Muitos acham que este tipo de correção é injusta, mas talvez não seja, sobretudo com quem estudou realmente.

O sistema foi pensado para conseguir identificar os casos mencionados acima. Desse jeito, apenas por ser “sortuda”, uma pessoa não vai, necessariamente, ganhar vantagem.

Nota do Enem

O Exame não tem um sistema fixo de máximos e mínimos para as provas, porque como vimos, as notas pela TRI dependem do desempenho de uma forma geral de todos os estudantes que realizaram a prova em um determinado ano.

Porém é possível ter uma ideia considerando notas médias de edições anteriores. Veja as notas máximas e mínimas conquistadas pelos estudantes na edição de 2018:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

  • Mínima: 318,8;
  • Máxima: 816,9;
  • Média Geral: 526,9.

NOTA ENEM

Ciências Humanas e suas Tecnologias

  • Mínima: 387,2;
  • Máxima: 850,4;
  • Média Geral: 569,2.

Matemática e suas Tecnologias

  • Mínima: 360;
  • Máxima: 996,1;
  • Média Geral: 535,5.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

  • Mínima: 362,5;
  • Máxima: 869,6;
  • Média Geral: 493,8.

Redação

  • Nota Zero: 112.559;
  • Nota Mil: 55;
  • Média Geral: 522,8.

Onde usar a nota

Como já foi visto neste artigo, o Exame Nacional do Ensino Médio é uma das principais formas de ingresso nas instituições de ensino superior brasileiras. O resultado obtido no Exame pode ser utilizado de diversas formas para entrar em faculdades e participar de programas de bolsas de estudo.

Se você já está se preparando para o Enem 2020 saiba que é possível disputar uma vaga em universidades públicas e estudar em boas faculdades particulares sem realizar o vestibular. Além disso, com a nota é possível participar de outros programas do governo e até estudar de graça em universidades particulares credenciadas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Melhor oportunidade não há!

Abaixo, confira 2 programas que aceitam as notas do Enem.

ProUni: concede bolsas parciais e integrais a estudantes de baixa renda que fizeram a edição mais recente do Enem e que cursaram o ensino médio em escola pública ou com bolsa 100% na rede privada. Para se candidatar, é preciso ter atingido pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas do Enem e não ter zerado a Redação.

Fies: Com o Fies  é possível garantir um financiamento a juros baixos e começar a pagar a faculdade só depois da formatura. Igualmente ao ProUni, é para conseguir o FIES, é necessário ter obtido pelo menos 450 pontos no Enem e nota acima de zero na Redação.


Esperamos que, além de ter conferido nossas informações você também tenha entendido que o Enem pode ser sua grande chance de sucesso. Com o exame você pode realizar o tão sonhado curso superior. Fique atento às inscrições para não perder essa oportunidade. Boa sorte e sucesso!