Coágulos de sangue durante os períodos são um fenômeno bastante comum. Compreender a sua origem ajuda a ter uma relação mais segura com o nosso corpo, ter coágulos sanguíneos durante o período menstrual é bastante comum, especialmente em meninas. Na maioria dos casos, embora sejam incômodos, não são preocupantes, pois fazem parte do processo menstrual. Eles são causados por vários fatores, internos ou externos.
Coágulos de sangue durante o período: possíveis causas
Os coágulos sanguíneos podem ser causados pelos seguintes fatores:
-
Descolamento repentino da mucosa
Durante a menstruação, o corpo libera a membrana mucosa que cobre o útero de forma lenta e equilibrada. Se não for intencional mais rapidamente, aparecem coágulos sanguíneos. Além disso, à noite, grande parte do sangue se acumula na vagina sem ser expelido portanto, essas pequenas massas são formadas.
-
Cisto ou mioma uterino
As mulheres em idade fértil são mais propensas a ter cistos ou miomas intrauterinos; um dos sintomas são coágulos que aparecem durante a menstruação. Causam uma proliferação de tecido no útero e, embora sejam em sua maioria benignos, é necessário consultar o ginecologista para descartar problemas mais graves.
-
Desequilíbrios hormonais
Alterações hormonais, especialmente estrogênio e progesterona, são outra causa possível. Essas flutuações ocorrem principalmente na adolescência e na pré-menopausa.
-
Anemia
Sangramento intenso e intenso pode responder à deficiência de ferro. Com a diminuição desse elemento, o organismo perde parte de sua capacidade anticoagulante. Nestes casos é necessário seguir um tratamento integrativo.
-
Distúrbios do sistema reprodutivo
Uma doença em qualquer parte do sistema reprodutivo pode explicar a presença de coágulos sanguíneos durante o período menstrual. É muito provável que eles também sejam acompanhados por fortes dores abdominais.
-
Aborto espontâneo
A perda de uma gravidez nas primeiras semanas de gestação é muitas vezes confundida com um período. Neste caso, infelizmente, não são simples coágulos sanguíneos expelidos, mas o feto e os fluidos associados à gravidez.
-
Distúrbios alimentares
Vários distúrbios alimentares, como anorexia ou bulimia, têm impacto na regularidade do ciclo menstrual. O mesmo acontece com mudanças extremas de peso, tanto quando aumenta quanto quando diminui.
-
Estresse
Estados de ansiedade e estresse causam atrasos na menstruação. Neste caso, o ciclo que se segue é mais abundante e acompanhado por coágulos sanguíneos de diferentes tamanhos. Se esse é o problema, aprenda a relaxar – seu corpo está lhe dizendo que suas emoções estão te machucando.
Coágulos de sangue durante a menstruação: quando se preocupar?
Como mencionamos, na maioria dos casos é um fenômeno completamente normal e não há necessidade de se preocupar. No entanto, na presença dos seguintes sintomas, é melhor consultar um ginecologista.
Sensação constante de cansaço. Pode haver anemia subjacente. Como vimos, esta é uma das causas da presença de coágulos com o ciclo e deve ser tratada a tempo. Com um suplemento de ferro é muito fácil resolver o problema.
Dor intensa e sangramento excessivo, cólicas particularmente intensas ou incomuns, ou sangramento aumentado podem ser sintomas de um distúrbio que precisa ser investigado.
Grandes coágulos. É verdade que não é muito agradável observar o que é produzido durante o ciclo. No entanto, você precisa ter cuidado e monitorar o tamanho dos coágulos sanguíneos. Se forem muito grandes e contínuas, é necessário fazer exames.
A menstruação é um processo fisiológico muito importante na vida da mulher, pois marca o período fértil. Apesar dos incômodos que podem causar no dia a dia, desempenham um papel fundamental.
Poder passar os dias do seu período da forma mais natural e tranquila promove o bem-estar psicofísico e a saúde em geral. Compreender a origem dos coágulos ajuda você a ter um relacionamento mais seguro com seu corpo.
Outras doenças ginecológicas
Finalmente, se os coágulos sanguíneos forem acompanhados de dor intensa, é necessário consultar seu ginecologista, para descartar a possibilidade de lidar com outras patologias ginecológicas.
É necessário ficar de olho também para uma possível DST assim ao ter relações sexuais é recomendável usar sex free camisinha, sendo o método contraceptivo mais eficiente, barato e evita uma gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis, não deixe de ter sempre uma por perto é possível encontrar preservativos em postos de saúde, farmácias, mercados e sex shop online.
Uma das mais comuns é a doença inflamatória pélvica, que geralmente se apresenta com dor abdominal intensa na região da pelve e coágulos sanguíneos durante a menstruação.
É causada pela ascensão de bactérias da vagina para os órgãos internos e se negligenciada pode causar inflamação do útero, trompas de Falópio, peritônio e ovários. A presença de miomas ou cistos também pode causar o aparecimento de coágulos durante a menstruação.