Coágulos de sangue durante a menstruação

Coágulos de sangue durante a menstruação: você deve se preocupar?

Coágulos de sangue durante os períodos são um fenômeno bastante comum. Compreender a sua origem ajuda a ter uma relação mais segura com o nosso corpo, ter coágulos sanguíneos durante o período menstrual é bastante comum, especialmente em meninas. Na maioria dos casos, embora sejam incômodos, não são preocupantes, pois fazem parte do processo menstrual. Eles são causados ​​por vários fatores, internos ou externos. 

Coágulos de sangue durante o período: possíveis causas

Os coágulos sanguíneos podem ser causados ​​pelos seguintes fatores:

 

  1. Descolamento repentino da mucosa

Durante a menstruação, o corpo libera a membrana mucosa que cobre o útero de forma lenta e equilibrada. Se não for intencional mais rapidamente, aparecem coágulos sanguíneos. Além disso, à noite, grande parte do sangue se acumula na vagina sem ser expelido portanto, essas pequenas massas são formadas.

  1. Cisto ou mioma uterino

As mulheres em idade fértil são mais propensas a ter cistos ou miomas intrauterinos; um dos sintomas são coágulos que aparecem durante a menstruação. Causam uma proliferação de tecido no útero e, embora sejam em sua maioria benignos, é necessário consultar o ginecologista para descartar problemas mais graves.

  1. Desequilíbrios hormonais

Alterações hormonais, especialmente estrogênio e progesterona, são outra causa possível. Essas flutuações ocorrem principalmente na adolescência e na pré-menopausa.

  1. Anemia

Sangramento intenso e intenso  pode responder à deficiência de ferro. Com a diminuição desse elemento, o organismo perde parte de sua capacidade anticoagulante. Nestes casos é necessário seguir um tratamento integrativo.

  1. Distúrbios do sistema reprodutivo

Uma doença em qualquer parte do sistema reprodutivo pode explicar a presença de coágulos sanguíneos durante o período menstrual. É muito provável que eles também sejam acompanhados por fortes dores abdominais.

  1. Aborto espontâneo

A perda de uma gravidez nas primeiras semanas de gestação é muitas vezes confundida com um período. Neste caso, infelizmente, não são simples coágulos sanguíneos expelidos, mas o feto e os fluidos associados à gravidez.

  1. Distúrbios alimentares

Vários distúrbios alimentares, como anorexia ou bulimia, têm impacto na regularidade do ciclo menstrual. O mesmo acontece com mudanças extremas de peso, tanto quando aumenta quanto quando diminui.

  1. Estresse

Estados de ansiedade e estresse causam atrasos na menstruação. Neste caso, o ciclo que se segue é mais abundante e acompanhado por coágulos sanguíneos de diferentes tamanhos. Se esse é o problema, aprenda a relaxar – seu corpo está lhe dizendo que suas emoções estão te machucando.

Coágulos de sangue durante a menstruação: quando se preocupar?

Como mencionamos, na maioria dos casos é um fenômeno completamente normal e não há necessidade de se preocupar. No entanto, na presença dos seguintes sintomas, é melhor consultar um ginecologista.

Sensação constante de cansaço. Pode haver anemia subjacente. Como vimos, esta é uma das causas da presença de coágulos com o ciclo e deve ser tratada a tempo. Com um suplemento de ferro é muito fácil resolver o problema.

Dor intensa e sangramento excessivo, cólicas particularmente intensas ou incomuns, ou sangramento aumentado podem ser sintomas de um distúrbio que precisa ser investigado.

Grandes coágulos. É verdade que não é muito agradável observar o que é produzido durante o ciclo. No entanto, você precisa ter cuidado e monitorar o tamanho dos coágulos sanguíneos. Se forem muito grandes e contínuas, é necessário fazer exames.

A menstruação é um processo fisiológico muito importante na vida da mulher, pois marca o período fértil. Apesar dos incômodos que podem causar no dia a dia, desempenham um papel fundamental.

Poder passar os dias do seu período da forma mais natural e tranquila promove o bem-estar psicofísico e a saúde em geral. Compreender a origem dos coágulos ajuda você a ter um relacionamento mais seguro com seu corpo.

Outras doenças ginecológicas

Finalmente, se os coágulos sanguíneos forem acompanhados de dor intensa, é necessário consultar seu ginecologista, para descartar a possibilidade de lidar com outras patologias ginecológicas.

É necessário ficar de olho também para uma possível DST assim ao ter relações sexuais é recomendável usar sex free camisinha, sendo o método contraceptivo mais eficiente, barato e evita uma gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis, não deixe de ter sempre uma por perto é possível encontrar preservativos em postos de saúde, farmácias, mercados e sex shop online.

Uma das mais comuns é a doença inflamatória pélvica, que geralmente se apresenta com dor abdominal intensa na região da pelve e coágulos sanguíneos durante a menstruação.

É causada pela ascensão de bactérias da vagina para os órgãos internos e se negligenciada pode causar inflamação do útero, trompas de Falópio, peritônio e ovários. A presença de miomas ou cistos também pode causar o aparecimento de coágulos durante a menstruação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.