Pular para o conteúdo

Decoração afetiva: Como usar e transformar a casa 

  • Bruna 

A decoração afetiva é uma tendência que vai além do estético, trazendo história, memórias e personalidade para os ambientes. 

Diferente de uma decoração tradicional, baseada apenas em estética e funcionalidade, esse estilo de decoração valoriza objetos que carregam lembranças e sentimentos. 

É uma forma de transformar sua casa em um espaço cheio de significado sem precisar gastar muito.

Entenda mais sobre o que é essa tendência e veja como se inspirar com a  decoração afetiva em cada cantinho da sua casa.

Decoração afetiva – Entenda quando usar a tendência

A decoração afetiva pode ser usada em qualquer momento e em qualquer ambiente da casa. 

Seja para renovar um espaço sem grandes reformas como selar revestimentos e louças ou simplesmente trazer mais aconchego ao lar.

Essa abordagem funciona bem quando você deseja um ambiente mais pessoal e acolhedor com móveis, objetos e fotografias com história ajudam a deixar a casa com mais identidade.

O estilo decorativo é ideal para quem deseja reaproveitar itens antigos como adesivos de contato em peças herdadas ou presentes de amigos e familiares.

Esses elementos podem ganhar um novo propósito na decoração, uma ideia criativa para decorar gastando pouco.

Aproveite para reutilizar e reparar objetos investindo no DIY (faça você mesmo), possibilitando renovar o ambiente sem um grande investimento.

A decoração afetiva é uma excelente solução para personalizar um espaço sem alterações permanentes, ou seja, é uma tendência para quem mora de aluguel.

Como usar a decoração afetiva na casa

O objetivo desse tipo de ideia é uma decoração da casa sem gastar muito, por isso, para apostar nesse estilo o primeiro passo é verificar o que você já possui em casa.

As fotografias e quadros com história são uma das maneiras mais fáceis de trazer emoção para a decoração. 

Portanto, crie uma parede de memórias com fotos de momentos especiais, misturando porta-retratos antigos e modernos. 

Para economizar, use molduras reaproveitadas ou improvise com barbantes e pregadores de roupa.

Acompanhe abaixo mais ideias criativas para sua decoração afetiva.

Móveis e objetos com história

Sabe aquele móvel antigo que já foi dos seus avós ou pais? Ele pode ganhar uma nova vida com pequenas reparações usando adesivos ou uma nova pintura. 

Os armários antigos podem virar aparadores, malas antigas podem se transformar em mesinhas de canto, e cadeiras antigas podem ser repaginadas com tecido novo.

Peças artesanais e feitas à mão

Itens feitos à mão trazem um toque especial para a decoração afetiva, além de ser uma forma autêntica de criar elementos decorativos.

Invista em peças em  bordados, crochê, cerâmicas artesanais e pinturas feitas por amigos ou familiares que proporcionam mais personalidade aos ambientes. 

Se você gosta de artesanato, criar seus próprios objetos decorativos também pode ser uma excelente opção para presentear.

Livros e itens de coleção

Livros são elementos de decoração que também contam histórias, uma forma criativa  é investir em prateleiras ou empilhados em mesinhas. 

Se você tem coleções, como discos de vinil, miniaturas ou lembranças de viagens, aproveite para expô-las e tornar seu espaço ainda mais autêntico.

Plantas e elementos naturais

As plantas são excelentes aliadas da decoração afetiva, trazendo vida e aconchego para qualquer ambiente. 

Se você tem uma planta herdada ou cultivada por anos, dê a ela um espaço especial em vasos personalizados, como latas reaproveitadas ou cerâmicas pintadas.

Objetos com significado emocional

Cada casa tem objetos que carregam memórias especiais, podendo ser um brinquedo de infância, uma lembrança de uma viagem inesquecível ou um utensílio de cozinha que pertenceu a alguém querido. 

Ao dar espaço para esses itens, você adiciona histórias à sua decoração, portanto, use a criatividade na decoração afetiva com brinquedos e itens pessoais.

Dicas para decorar com afetividade cada espaço 

Reaproveite o que já tem e antes de comprar algo novo, veja o que pode ser restaurado ou transformado.

Personalize seus objetos, garimpe roupas em brechós e feiras investindo em peças com história que podem ser encontradas a preços acessíveis.

Uma dica simples é mudar a disposição dos móveis com pequenas alterações que podem renovar um espaço sem custo.

Combine elementos modernos e antigos para uma decoração autêntica como uma cadeira para estudos moderna e uma mesinha antiga.

A decoração afetiva é uma forma poderosa de tornar a casa mais acolhedora e cheia de histórias. 

Usando elementos que têm valor emocional e reaproveitando objetos, é possível transformar qualquer ambiente sem precisar gastar muito. 

Mais do que beleza, a decoração afetiva traz conexão, lembranças e um toque especial que torna a casa verdadeiramente um lar.

Bruna

Bruna

Redatora do site Designer Tours, gosto de televisão, cinema e viagens. Estou sempre disposta a compartilhar conhecimentos e ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.